Museu de Londres inaugura exposição sobre David Bowie (Foto: Bogdan Maran/Efe)

Museu de Londres inaugura exposição sobre David Bowie (Foto: Bogdan Maran/Efe)

São Paulo será a terceira parada mundial da exposição “David Bowie Is”, que apresenta a trajetória do músico britânico autor do conceituado álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”. Inaugurada em março no museu Victoria & Albert, em Londres, a mostra teve 40 mil ingressos vendidos antecipadamente.

Na capital paulistana, a retrospectiva ficará em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som). A data de início prevista, anunciada no site oficial do astro, é dia 28 de janeiro de 2014, se estendendo até 21 de abril.

De acordo com a assessoria de imprensa do próprio MIS, ainda não há confirmação se o músico virá ao país durante o evento –e também não há mais informações sobre o esquema de venda e preços de ingressos. Sobre as obras que virão ao Brasil, informaram que ainda estão em processo de programação, mas que a curadoria será realizada pelos mesmos responsáveis da original londrina.

(Foto: Jon Furniss/Associated Press)

(Foto: Jon Furniss/Associated Press)

A instituição da capital inglesa teve acesso quase total aos arquivos do “camaleão do rock”, que atualmente tem 66 anos de idade. Destaques ficam para quase todos os objetos mostrados: documentos raros, fotos de infância até esboços de seus desenhos de figurinos, passando por trechos de shows e de entrevistas.

Roupas extravagantes e rascunhos de canções também estão entre as centenas de itens apresentados, além da exibição de filmagens de shows consideradas perdidas ou inéditas, assim como imagens da despedida do astro dos palcos e o boneco que aparece no vídeo do single “Where Are We Now”, lançado no dia de seu último aniversário.

Também será possível aos fãs escutarem as faixas do álbum “The Next Day”, seu trabalho mais recente, que uma semana depois do lançamento chegou a ocupar o primeiro lugar nas listas de vendas britânicas, com 94 mil cópias comercializadas.

Admiradores brasileiros do cantor já tiveram a oportunidade de, em 2011, visitar outra instalação sobre Bowie. “Life on Mars Revisited”, assinada por Mick Rock e Barney Clay em parceria com o músico, foi exibida pelo evento Creators Project.

 


Terno listrado, desenhado por Kansai Yamamoto, usado pelo cantor durante a turnê do disco "Aladdin Sane"

Terno listrado, desenhado por Kansai Yamamoto, usado pelo cantor durante a turnê do disco “Aladdin Sane”

Imagem original da roupa usada por Bowie para a capa do álbum "Earthling", de 1997

Imagem original da roupa usada por Bowie para a capa do álbum “Earthling”, de 1997

David Bowie, em foto de Mick Rock, para o clipe de "Life on Mars"

David Bowie, em foto de Mick Rock, para o clipe de “Life on Mars”


 

 

Fonte: Folha de S. Paulo │ Folha Guia