Imagem: Reprodução/Google

Claude Debussy é homenageado nesta quinta-feira por um doodle animado, data em que completaria 151 anos. A página inicial do Google mostra uma típica cena europeia do começo do século XX para celebrar o nascimento do compositor francês.

O cenário noturno mostra bicicletas, carros antigos e um barco que passeia por um rio. Durante a animação, ao fundo, escuta-se acordes da obra para piano Clair de Lune, terceiro movimento da Suite Bergamasque. É possível perceber que, durante o trajeto, conforme os acordes da música, a iluminação dos postes muda.

Claude Debussy nasceu em 22 de agosto de 1862 na cidade de Saint-Germain-en-Laye e é considerado um dos principais expoentes do estilo impressionista na música. Aos nove anos, o então menino já demonstrava talento como pianista. Aos 11 anos, Claude Debussy foi mandado para o Conservatório Musical de Paris. Com 22 anos, ganhou um prêmio de música em Roma que rendeu uma bolsa de estudos em música clássica e alavancou a carreira do músico.

Influenciado pela obra do compositor alemão Richard Wagner, Claude Debussy teve seu nome ligado à música impressionista durante a carreira. Em 1890, ele criou Suite Bergamasque, que, entre outras obras, incluía Claire de Lune.

Claude Debussy foi condecorado cavaleiro da Legião de Honra do governo francês. Debussy morreu aos 55 anos em Paris, por conta de um câncer. A data da morte, 25 de março de 1918, coincidiu com uma das últimas grandes batalhas da Primeira Guerra Mundial.

Além de Clair de Lune, outras composições famosas do músico são Prélude à l’après-midi d’un Faune, La Mer  e a ópera Pelléas et Mélisande.


Sobre os Doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas.

O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.

O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

 

Fonte: Terra Tecnologia