Embora seja internacionalmente conhecido por ter servido de palco para o orgasmo fingido mais famoso da história do cinema, o de Meg Ryan no filme “Harry & Sally: Feitos um para o outro”, o restaurante Katz’s, em Nova York, também famoso por seu pastrami, nasceu antes até do que a sétima arte e neste fim de semana comemora seu 125º aniversário.

Harry (Billy Crystal) não achava que as mulheres pudessem fingir convincentemente um orgasmo. E então, Sally (Meg Ryan) decidiu mostrar para ele ali mesmo, no restaurante localizado no bairro Lower East Side.

Meg Ryan no filme 'Harry and Sally: Feitos um para o outro' (Foto: Divulgação)

Meg Ryan no filme ‘Harry and Sally: Feitos um para o outro’ (Foto: Divulgação)

“Se tivessem pedido pastrami, ela não teria tido que fingir o orgasmo”, afirmou à Agência Efe um dos atuais donos, Jake Dell, da terceira geração da família que era amiga dos proprietários originais de longa data e que assumiu o negócio quando nenhum membro direto dos Katz pôde fazê-lo.

Embora tenha começado em 1888 como um restaurante de comida “kosher” (alimentos que obedem às leis judaicas), em breve se abriu para uma gastronomia mais ampla, mas sempre mantendo a receita original de seu pastrami. “Fazemos a comida como na época, da maneira antiga. Não mudamos nada em 125 anos”, garantiu Dell.

A receita não é complicada nem secreta e, de fato, está no site do restaurante: basta pôr em uma panela o pastrami completo (que nos EUA é feito com uma peça de carne bovina) e fervê-lo durante três horas, até que fique mole, mas sem deixar que a água seja consumida completamente. Depois, é só tirar o excesso de gordura e fatiá-lo. Mas, se é tão fácil, qual é o segredo do Katz’s?

“Além da carne, há um elemento de nostalgia. As pessoas gostam de vir aqui e encontrar o mesmo lugar que viram pela primeira vez. Lembram de quando eram crianças e vinham com seus avós ou quando eram estudantes. É um lugar divertido, barulhento, no qual não há lugar para aborrecimento”, resume Dell.

Durante estes 125 anos, o Lower East Side evoluiu muito, mas o Katz’s continua incólume. Durante a época da Segunda Guerra Mundial, quando três filhos do dono foram para o combate, o restaurante tornou-se famoso por seu slogan “Send a salami to your boy in the Army” (“Envie um salame para seu filho no Exército”, em tradução livre).

Nas últimas décadas, bandas como The Strokes ou a nova diva do pop, Lady Gaga, deram seus primeiros passos musicais nas ruas do bairro onde fica o Katz”s. Mas foi no final dos anos 80 que Rob Reiner, Nora Ephron e Billy Crystal – diretor, roteirista e protagonista de “Harry & Sally: Feitos um para o outro”, eram clientes frequentes.

Meg Ryan e Billy Crystal na comédia romântica 'Harry and Sally: Feitos um para o outro' (Foto: Divulgação)

Meg Ryan e Billy Crystal na comédia romântica ‘Harry and Sally: Feitos um para o outro’ (Foto: Divulgação)

“Costumavam vir aqui e estavam preparando o filme. Queriam envolver o Katz’s e não sabiam como. No final, criaram essa cena que foi incrível (que finalizava com um cliente dizendo ao garçom: “quero o que ela pediu”), e o que isso mostra é que, 25 anos depois, ainda falamos sobre a cena”, disse Dell. As fotos penduradas na parede, perdidas entre um sem-fim de instantâneas de famosos que já se deleitaram com o pastrami, são a prova da fama do restaurante.

Para comemorar estes 125 anos transcorridos desde que o Katz’s Delicatesen (que originalmente se chamava Iceland Brothers até que Willy Katz se juntou ao negócio em 1903 e, mais tarde, comprou as partes de seus sócios e o rebatizou com o nome que hoje tem), foi preparado um festival para este fim de semana. “Temos muitos chefs conhecidos em Nova York para fazer sua própria versão do pastrami, o maior concurso de pastrami, shows musicais…”, explicou Dell.

A renda do jantar desta sexta-feira (um jantar de Shabbat para os judeus que custa nada menos do que US$ 500), foi doada para a organização beneficente Henry Street Settlement, dedicada à população carente do Lower East Side a quem o restaurante ajuda em questões médicas e culturais. A programação de sábado é voltada para os shows, e no domingo haverá um concurso para descobrir quem é capaz de comer mais pastrami.

 

Fonte: G1