Aplicativo WhatsApp (Divulgação)

O Google pode dar mais um passo em direção às plataformas móveis e estuda adquirir o aplicativo de mensagens WhatsApp, segundo informa o site especializado em tecnologia Digital Trends. O serviço, que permite o envio gratuito de conteúdos em texto, fotos, vídeos ou áudio via Wi-Fi ou 3G (pacote de dados), também é alvo da rede social Facebook.

De acordo com a reportagem, as duas empresas estão em negociações há mais de um mês. O único obstáculo encontrado, até o momento, é relativo ao valor do negócio. Estima-se que o gigante de buscas pague 1 bilhão de dólares pelo WhatsApp.

Hoje, a companhia fundada por Sergey Brin e Larry Page apresenta vários serviços de mensagens instantâneas: Google Talk, Google+, Hangouts, Google Voice, Google Chat, Gmail Chat. Em maio, o Google pretende unificar todos esses recursos a um projeto chamado de Babble.

Essa não é a primeira vez que o WhatsApp é alvo de negociação entre gigantes de tecnologia. Em dezembro, o TechCrunch revelou um interesse do Facebook. Segundo o site, o próprio CEO e fundador da rede social Mark Zuckerberg estaria em contato direto com a companhia. As negociações, contudo, não foram concretizadas.

Criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários do Yahoo, o WhatsApp é um dos projetos mais bem-sucedidos no universo dos dispositivos móveis. Disponível em 100 países e para os sistemas operacionais iOS (Apple), Android (Google), BlackBerry, Symbian e Windows Phone, o aplicativo alcançou em outubro a marca de 1 bilhão de mensagens trocadas em um só dia. Estima-se que 100 milhões de pessoas já aderiram ao recurso.

 

Fonte: Veja


logo-whatsappWhatsApp Messenger é uma aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia. O software cliente está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian e Windows Phone. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo! e está sediada em Santa Clara, Califórnia.

Competindo com uma série de serviços com base na Ásia, WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times , WhatsApp “tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos “.