POSTER_RENOIR_1_altaCartaz do filme ‘Renoir’ (Foto: Fidelite Films/Arquivo AFP)

O filme francês Renoir, que retrata a vida do pintor impressionista Auguste Renoir na visão do diretor Gilles Bourdos, será sugerido pela França para as indicações ao próximo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, anunciou nesta segunda-feira (16) o Centro Nacional do Cinema, em Paris.

O filme se passa em 1915, na Riviera Francesa, litoral sul do país, e relata a chegada do pintor Renoir (Michel Bouquet), que já sofre as doenças da idade, e de Andrée (Christa Théret), uma jovem que se converterá em modelo do artista e transtornará a vida de toda a família, incluindo a de Jean, filho (Vincent Rottiers) do artista.

Todos os anos, a Academia de Hollywood escolhe os cinco filmes que competirão na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, sobre um total de 60 ou 70 propostas de diferentes países. A próxima cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 2 de março. Até esta data, a Academia anunciará uma lista curta de filmes e, depois, a seleção final.

No ano passado, “Intocáveis”, de Eric Toledano e Olivier Nakache, foi escolhido para representar a França, mas não foi indicado pela Academia em 2013. O filme mostra a relação de amizade e companheirismo entre um tetraplégico milionário e um ex-presidiário negro e pobre.

Este ano, o Oscar da categoria foi para o austríaco “Amour”, de Michael Haneke, com Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant.

O último filme francês a ganhar a estatueta dourada de Melhor Filme Estrangeiro foi “Indochine”, de Regis Wargnier (1993), com Catherine Deneuve.

Assista o Trailer:

 

Fonte: G1